Somos uma livraria de rua localizada em Cássia/MG.
Nascemos com o desejo de ser um lugar de encontro: consigo, com o outro, com os livros. Também um lugar de desconexão e de cultura. Por isso fizemos questão de escolher um lugar com um jardim, espaço hoje dedicado a esses encontros culturais e a um café.
Outra característica da nossa livraria é ter uma estante dedicada aos escritores cassienses e da nossa região. Literatura muitas vezes publicada de forma independente, livros que não estão disponíveis em outros lugares senão nas nossas estantes.
Podemos dizer, assim, que temos uma amostra de Cássia para o mundo, mas também uma amostra do mundo para Cássia: literatura brasileira, literatura estrangeira, poesia, história, espiritualidade, biografias, desenvolvimento pessoal e bem-estar.
Especial atenção é dada aos livros infantis, pois acreditamos que a livraria desempenha um papel importante de formar novos leitores e é quando somos pequenos que aprendemos os hábitos que levamos para a vida.
Estamos localizados em um casarão antigo, construído na virada do século passado. Nossa livraria ocupa o que antigamente era a garagem do casarão, construída para abrigar o primeiro carro que chegou em Cássia.
História é o que não falta por aqui!
Sou a Ana Cândida, dona da Livraria da Praça, leitora desde muito jovem. Os livros e a literatura são meu refúgio, minha salvação. Sou advogada e membro da Academia Cassiense de Letras, além de professora do MBA em Infraestrutura da PUC Minas. Sou mãe do Joaquim, irmã do Totonho e filha da tia Kaká.
Não deixem de ler a carta que escrevi para os leitores e amigos da Livraria da Praça. Contei um pouco da minha história com os livros lá!
Sou o Joaquim, filho da Ana, dona da livraria. Eu tenho 12 anos, estudo (estou no 7º. Ano do fundamental), amo jogar futebol, ler mangás e colecionar cartas Pokemón. Embora eu more em São Paulo, estou sempre na livraria nas férias de dezembro, janeiro e julho, além de em alguns feriados. Minha mãe me chama de “livreiro-mirim”. Acho que é porque eu ajudei com a organização dos livros na véspera da livraria abrir, mas também porque eu escolho os livros da estante que minha mãe batizou de “Indicações do Joaquim”. São os melhores! Vai lá conferir!
(Anotação da Ana: Vocês precisam saber dessa história, que para mim é a mais marcante do envolvimento do Joaquim com o projeto: os livros chegaram a Cássia apenas na véspera da inauguração da Livraria e já não havia mais ninguém do time presente para ajudar a organizar os livros nas estantes. Foi assim que o Joaquim e eu abrimos as caixas, separamos os livros por gênero, escolhemos as estantes de cada um e organizamos os livros. Ele foi muito companheiro!)
Eu sou a Dani, tenho 47 anos e sou casada. Sou mãe de uma menina e um menino, além de um peixe (rsrs) e avó de pets adoráveis. Formada em Letras, encontro na literatura uma de minhas maiores paixões, logo atrás de minha outra grande alegria: fazer bolos.
Atualmente, estou lendo "O Perigo de Estar Lúcida" de Rosa Montero, um livro que tem me encantado profundamente. Nos meus momentos livres, gosto de curtir a companhia da minha família e dos amigos, desfrutando dos momentos simples e preciosos da vida.
Eu sou a Duda, tenho 19 anos e sou estudante de Direito. Além dos estudos, trabalho como livreira na Livraria da Praça, onde me sinto em casa cercada por livros. Sou mãe de três lindos animais: um cachorro e duas gatas, que enchem meus dias de alegria.
Amo literatura, especialmente os gêneros romance e thriller, e no meu tempo livre, sempre estou com um livro nas mãos. Apesar dessa paixão, o que realmente me faz feliz é passar tempo com as pessoas que amo. Entre meus autores favoritos estão Raphael Montes, representando o talento nacional, e Dostoiévski, cujo trabalho admiro profundamente no cenário internacional.
Sou a Ana Luísa, tenho 17 anos e estou no 3° ano do Ensino Médio. Além de ser estudante, trabalho como livreira na Livraria da Praça, meu lugar de conforto.
Gosto muito de pintar telas e sou completamente apaixonada por livros. No meu tempo livre gosto de sair e ficar com pessoas que sempre estiveram comigo e que me façam bem. Bee Gees, Legião Urbana, Charlie Brown, Rita Lee, Seu Jorge e Natiruts são músicos que nunca saíram da minha playlist e da minha vida. Sempre estou apta a aprender e ser uma pessoa extremamente responsável e profissional nas minhas atividades com a Livraria da Praça.
A nossa missão é promover a leitura, a cultura e o lazer para todos os públicos, oferecendo produtos de qualidade, atendimento personalizado e preços acessíveis. Queremos ser mais do que uma livraria, queremos ser um espaço de encontro, de troca, desconexão, de aprendizado e diversão para os nossos clientes e amigos. Em outras palavras, queremos manter viva a experiência de comunidade construída nas Praças de toda cidade do interior.
A Livraria da Praça se destaca por ser um lugar de experiências, uma verdadeira livraria-destino. A variedade de seu acervo, seu ambiente aconchegante e sua equipe qualificada e atenciosa tornarão a sua visita inesquecível.
Para saber mais sobre a Livraria da Praça, siga as nossas redes sociais @livraria_dapraca (Instagram), @livraria-da-praca (Facebook), @livraria.da.praca (TikTok), ou entre em contato pelo telefone (35) 93300-9326 ou pelo e-mail [email protected].
Esperamos a sua visita!